Fanny Cäcilie Mendelssohn (1805-1847) foi uma compositora e pianista alemã do início do Romantismo, mais tarde conhecida como Fanny Mendelssohn Bartholdy e como Fanny Hensel. Produziu cerca de 450 composições que incluem um quarteto de cordas, um trio para piano, um quarteto para piano, uma abertura orquestral, quatro cantatas, mais de 125 peças para piano solo e mais de 250 lieder, sendo que a sua maioria não foi publicada durante a sua vida. Embora elogiada pela sua técnica pianística, raramente se apresentava em público fora do círculo familiar. Clara Josephine Schumann Wieck (1819-1896) foi uma pianista, compositora e professora de piano alemã. Considerada uma das pianistas mais ilustres da era romântica, exerceu a sua influência ao longo de uma carreira de 61 anos, mudando o formato e o repertório do recital de piano ao diminuir a importância das obras puramente virtuosas. Igualmente compôs peças para piano solo, um concerto para piano, música de câmara, peças corais e canções. Elisabeth Jacquet de la Guerre nasceu em 17 de março de 1665, numa família de músicos e mestres fabricantes de instrumentos na paróquia de Saint-Louis-en-l’Île, em Paris. O seu avô, Jehan Jacquet, e o seu pai, Claude Jacquet, eram fabricantes de cravos. Élisabeth recebeu a sua educação musical inicial através do seu pai. Quando tinha cinco anos, Luís XIV, o «Rei Sol», reparou nela quando se apresentou a tocar no palácio de Versalhes. Esse facto acabou por levá-la a tornar-se música na sua corte. Escreveu a maioria das obras sob o patrocínio do rei. Louise-Justine Messiaen (1906-1959), mais conhecida pelo pseudónimo Claire Delbos, foi uma violinista e compositora francesa. Foi a primeira mulher do compositor Olivier Messiaen. Maija Einfelde nasceu em Valmiera, na Letónia, e começou os seus estudos musicais com a sua mãe, que era organista de igreja. Continuou a sua educação na Escola Superior de Música Jazeps Medinš, em Riga, ingressando em seguida no Conservatório da Letónia em 1966, onde estudou composição com Janis Ivanovs. Após se formar, lecionou teoria musical e composição. Elfrida Andrée nasceu em 19 de fevereiro de 1841 em Visby, filha do médico Andreas Andrée. Foi aluna de Ludvig Norman e Niels Wilhelm Gade. Ativista do movimento feminista sueco, foi uma das primeiras organistas a ser oficialmente nomeada na Escandinávia. Começou a trabalhar em Estocolmo em 1861, tendo-se tornado organista na Catedral de Gotemburgo em 1867, onde permaneceu até à sua morte. Florence Beatrice Price (1887-1953) foi uma compositora clássica, pianista, organista e professora de música americana. Nascida em Little Rock, Arkansas, Price estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra e atuou em Chicago de 1927 até sua morte em 1953. Price é conhecida como a primeira mulher afro-americana a ser reconhecida como compositora sinfónica e a primeira a ter uma composição tocada por uma grande orquestra. Jeanne Marie-Madeleine Demessieux (1921-1968) foi uma organista, pianista, compositora e professora francesa. Foi organista-chefe em Saint-Esprit durante vinte e nove anos e em La Madeleine, em Paris, a partir de 1962. Atuou internacionalmente como organista de concertos e foi a primeira organista a assinar um contrato discográfico. Gravou muitas obras para órgão, incluindo as suas próprias composições.
— Hans-Ola Ericsson —
21 outubro
Igreja de São João Evangelista, Funchal
Terça-feira, 21H30
Hans-Ola Ericsson, órgão
Fanny Mendelssohn (1805-1847)
¬ Prelúdio (1829)
Clara Schumann (1819-1896)
¬ Prelúdio e fuga Op 16, n.º 2 (1845)
Elisabeth Jacquet de la Guerre (1665-1729)
¬ Suite em lá menor
› Prelude
› Allemande
› Courante
› Allemande
› Sarabande
› Gavotte
› Chaconne
› Menuet
Claire Delbos (1906-1959)
¬ L’homme né de la femme vit peu de jours…
¬ La Vierge berce l´Enfant…
Maija Einfelde (1939)
¬ Sanctus (1999)
Elfrida Andrée (1841-1929)
¬ Melody
Florence Price (1887-1953)
¬ Adoration (1951)
Jeanne Demessieux (1921-1968)
¬ Veni Creator
¬ Toccata