Música do antigo Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto.
O antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria, fundado em 1517, foi a mais importante instituição religiosa de clausura feminina do Porto, facto que influenciou não só a quantidade, mas também a qualidade da música produzida no seio do antigo cenóbio beneditino portuense. Com a demolição de todo o complexo monástico após a morte da última religiosa, ocorrida em 1892, grande parte dos seus bens foi vendida em asta pública. Parte da documentação e, sobremodo, um consistente espólio musical foram enviados a bibliotecas e arquivos públicos portugueses, onde, por mais de um século, o legado musical das senhoras músicas da Avé-Maria adormeceu. Graças, sobretudo, ao Projeto AVEMUS – Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (www.avemus.org), realizado no enquadramento do CESEM – Centro de Estudos em Música (NOVA-FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este relevante espólio foi devidamente restituído à contemporaneidade. O corpus de música em estilo concertante oriundo do antigo mosteiro da Avé-Maria e custodiado pela Secção de Música da Biblioteca Nacional de Portugal é composto por motetes, versos, salmos, hinos, antífonas, lamentações, responsórios, missas, etc.. Trata-se, fundamentalmente, de um repertório para coro e/ou voz(es) solista(s) com acompanhamento de instrumentos de arco (violinos e violoncelo) e/ou órgão obrigado. A atividade musical exercida no antigo mosteiro da Avé-Maria foi profícua e decisivamente impulsionada pelas mestras de capela D. Anna Felícia, que ocupou o cargo entre 1784 e 1793/1794, e D. Anna Ignacia de Freitas, que o exerceu entre 1793/4 e 1826. Ambas foram artistas reclusas de extraordinário valor, tanto pelo legado musical advindo das obras por elas encomendadas, como também pelas notáveis qualidades técnico-vocais que revelam as partituras a elas dedicadas: sopranos de timbre leve e tessitura ampla, com grande facilidade para emitir notas sobreagudas e para a execução de elaboradas passagens de coloratura. O programa deste concerto reúne algumas das mais relevantes obras para vozes solistas com acompanhamento organístico provenientes do antigo mosteiro beneditino feminino portuense da lavra de compositores italianos ativos na cidade invicta como Girolamo Sertori (Parma, c.1692 – floruit Pamplona, 1772, Porto, 1764-65) e Nicola Petruzzi (Nápoles, ? – Porto, 1807), para além do portuense António da Silva Leite (Porto, 1759-1833), o compositor por excelência do antigo Mosteiro da Avé-Maria, que, nas suas obras, demonstra um profundo conhecimento das capacidades técnico-vocais das monjas para quem escreve e cujo eclético estilo composicional manifesta, concomitantemente, influências da escola napolitana, do classicismo vienense e do belcanto italiano. O presente concerto coloca em valor um período áureo da música sacra portuense, de notável singularidade no panorama português e europeu. Nesse contexto, essencial foi o papel exercido pelas monjas músicas, mulheres que, pese embora isoladas da sociedade mundana, foram mecenas e intérpretes exímias e, como tais, as principais responsáveis pela produção de um legado de música religiosa de cariz concertante de inestimável valor histórico e artístico.
— Rosana Orsini · Marco Orsini-Brescia —
19 outubro
Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe, Porto da Cruz
Domingo, 18H00
20 outubro
Igreja de Santa Luzia, Funchal
Segunda-feira, 21H30
Rosana Orsini, soprano
Nerea Berraondo, mezzo soprano
Marco Brescia, órgão
Girolamo Sertori (1692-1772)
¬ Manum suam misit hostis
Nicolla Petruzzi (?-1807)
¬ Qui sedes (Missa em Dó maior)
¬ Domine Deus (Missa em Dó maior)
¬ Quoniam (Missa em Dó maior)
António da Silva Leite (1759-1833)
¬ Adagio em lá menor
¬ Adagio em ré menor
¬ Quoniam em ré menor
¬ Audient verba (do moteto Domine, clamavi ad te)
¬ Vota mea
¬ Non declines, cor meum (do moteto Domine, clamavi ad te)
¬ Psalite Deo nostro