Sábado, 22 de Outubro de 2022 – 21h30;
Machico, Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
Víctor Baena, órgão;
Entre tentos e danças espanholas – Espanha nos séculos XVII e XVIII;
Embora comum no panorama europeu dos séculos XVI e XVII, a presença de ritmos de dança na música de tecla é especialmente notória em Espanha. Fazendo uso das sonoridades do órgão de Machico – um dos mais preciosos instrumentos históricos da Madeira – Víctor Baena ilustra esta característica, através das obras de Antonio de Cabezón, Francisco Correa de Arauxo, Pablo Bruna e outros compositores espanhóis daquela época.
ANTONIO DE CABEZÓN (1510-1566)
Tiento de quinto tono
Diferencias sobre la Gallarda Milanesa
FRANCISCO DE PERAZA (1595-1635)
Medio registro alto de I tono
ANTONIO DE CABEZÓN
Pavana con su glosa
FRANCISCO FERNÁNDEZ PALERO (1520-1597)
Tiento XXVI super Philomena (Obras de música, 1573)
FRANCISCO CORREA DE ARAUXO (1584-1654)
Tiento de medio registro de tiple de séptimo tono
Tiento de quinto tono
JOAN BAUTISTA CABANILLES (1644-1712)
Pasacalles de primer tono
ANÓNIMO (Martín y Coll, Flores de música, 1706)
Españoleta
Chacona
Bayle del Gran Duque
PABLO BRUNA (1611-1679)
Registro alto de clarín de octavo tono y al medio a dos tiples
Víctor Baena
Víctor Baena nasceu em Madrid em 1995. Interessado na interpretação da música antiga e, em particular, na música escrita para órgão e cravo, decidiu estudar órgão sob a tutela de Anselmo Serna, cravo e baixo contínuo com Denise de La-Herrán e música de câmara com Jesús Sánchez. Recebeu também master classes de Jacques Ogg, Lorenzo Ghielmi, Montserrat Torrent, Bernard Foccroulle, Ton Koopman, Leo van Doeselaar, Andrés Cea Galán, Elisabeth Joyé, entre outros. Deu concertos em Espanha, Holanda, Itália, Croácia, Polónia, Alemanha, entre outros. Desde 2015 forma um duo de órgão e violino com a violinista Lisette Carlebur, que oferece inúmeros concertos em Espanha e nos Países Baixos. Em 2019 recebeu o primeiro prémio, Schnitgerprijs, no International Schnitger Competition em Alkmaar (Países Baixos); em 2020 recebeu o segundo prémio (ex aequo) e o prémio de melhor interpretação de música ibérica no Concurso Nacional de Órgão «Francisco Salinas - VIII Centenário da Catedral de Burgos». Actualmente frequenta a pós-graduação (Konzertexamen) na Hochschule für Musik und Theatre em Hamburgo com Wolfgang Zerer, depois de concluir seus estudos de mestrado para órgão no Conservatório de Amesterdão, sob a tutela de Pieter van Dijk e Matthias Havinga. Desde outubro de 2022, trabalha como organista titular na Igreja Mozes en Aäronkerk em Amesterdão.