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6 20 2420 outubro, domingo, 18H00
Igreja de Nossa Senhora da Luz, Ponta do Sol

Sérgio Silva, órgão
Mariana Moldão, soprano

A arte de improvisar constitui uma prática secular fundamental no universo do órgão, que poderia incluir a criação imediata de música em forma livre ou em géneros musicais, a harmonização in loco de melodias, a realização de baixo cifrado, assim como o próprio embelezamento de repertório existente, ao gosto do intérprete, tanto em contexto litúrgico como profano. Paralelamente, a escrita musical pode revelar práticas de improvisação do seu tempo e local.

Salve, Regina é a antífona mariana da Igreja Católica para o tempo litúrgico decorrente. A sua forma solene, datada provavelmente do século XI, serve como mote para a introdução de improvisação no presente programa, seguida pela Obra de Pedro de Araújo, baseada na mesma antífona, na qual se pode improvisar para embelezamento do texto, prática corrente na época, através da introdução de glosas, ornamentação e musica ficta (processo convencionado de alteração cromática do texto ao gosto do intérprete).

No contexto profano, o acto de improvisar estaria associado às adaptações e arranjos de canções, o que sucedeu com as famosas Belle qui tiens ma vie de Thoinot Arbeau e Susanne un jour, poema de Guillaume Guéroult e música de Didier Lupi Second. Nas versões instrumentais de Cabezón e Merulo, é possível observar no texto musical algumas práticas de improvisação, com os seus movimentos de cascatas, tirate, glosas e diminuições ao longo de diversos solos de baixo e de tiple. Na apresentação da melodia de Susanne un jour, é proposta a realização de uma harmonização livre na linguagem da época.

Manuel Rodrigues Coelho, compositor português, deixou-nos um precioso legado das tradições musicais do seu tempo, especificamente sobre a prática do alternatim, então vigente na liturgia Católica. Concebido para alternar com os versos ímpares do Magnificat primi toni de Cantochão, Coelho lega-nos quatro versos pares, os quais serão complementados por dois versos improvisados ao órgão para perfazer a totalidade dos versos do Magnificat.

Carlos Seixas é o compositor português de excelência da Sonata em forma bipartida, típica do Barroco meridional. Composta por três andamentos, a sonata em sol menor, apresenta repetições de secções, onde é corrente introduzir ornamentos e figurações de forma improvisada na forma repetida.

Nas obras de Carissimi, Rodrigues Esteves e Monteverdi, escritas para soprano e baixo contínuo, poderão ser observadas as práticas improvisatórias na realização de baixo cifrado de diferentes escolas e épocas. Carissimi, compositor representativo da escola romana de música, compôs Salve, salve, puellule para o tempo do Natal, como um cântico alegre de boas-vindas ao Menino Jesus. Rodrigues Esteves, descendente da mesma escola e compositor representativo do processo de italianização da música em Portugal, compôs uma versão da sequência Stabat Mater, poema que ilustra o sofrimento de Maria junto à Cruz. O motete Jubilet tota civitas de Monteverdi apresenta duas personagens dialogantes no solo de Soprano (uma que convida todos para o júbilo na cidade e outra que pergunta a razão da ocasião), sendo antecedido por um prelúdio improvisado em forma de tocata – intonazione – com o intuito de introduzir o ambiente harmónico.

— SÉRGIO SILVA —


Programa

Canto Gregoriano
¬ Salve Regina (tonus solemnis)

Pedro de Araújo (fl.1663-1705)
¬ Obra de 1º tom sobre a Salve Regina *

Thoinot Arbeau (1520-1595)
¬ Belle qui tiens ma vie

Antonio de Cabezón (1510-1566)
¬ Diferencias sobre «La Dama le demanda» *

Manuel Rodrigues Coelho (c.1555-1635)
¬ Versos de primeiro tom pera se cantarem ao orgão (versos 2, 4, 6, 8) alternado com
Canto Gregoriano
¬ Magnificat primi toni
(versos ímpares) e
Sérgio Silva (1981)
¬ Improvisação (versos 10, 12) *

Didier Lupi Second (fl.séc. XVI)
¬ Susanne un jour

Claudio Merulo (1533-1604)
¬ Susanne un jour *

Giacomo Carissimi (1605-1674)
¬ Salve, salve puellule

Carlos Seixas (1704-1742)
¬ Sonata em Sol menor *
› Allegro
› Giga
› Minuet

João Rodrigues Esteves (1701?-1752)
¬ Stabat Mater
› Eja, Mater
› Fac me vere

Sérgio Silva
¬ Improvisação
in stile intonazione *

Claudio Monteverdi (1583-1643)
¬ Jubilet tota civitas, SV 286

* órgão solo

 

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