21 outubro, segunda-feira, 21H30
Igreja de São João Evangelista, Funchal
Charles Balayer, órgão
O título Bach, swingin’ Bach reúne dois estilos musicais historicamente distantes, nomeadamente o da época barroca do grande John Sebastian Bach, e o swing, elemento rítmico indissociavelmente ligado ao jazz. Para além do confronto destes dois estilos, este concerto realça as características musicais comuns a estas duas épocas, através da prática de variação num ciclo harmónico quase imperturbável, acompanhando a apresentação do tema gerador. Com efeito, altamente desenvolvida na música renascentista e barroca, esta característica musical estrutura com o mesmo rigor a escrita das Variações Goldberg – interpretadas por Johann Gottlieb Goldberg, aluno de Bach, para acalmar a insónia do Conde Von Keyserling – e a arte da improvisação inerente à música de jazz.
Várias composições e improvisações de jazz da minha autoria ilustram a parte swingin’ Bach deste programa:
– A primeira é baseada no Concerto para dois cravos em dó menor (BWV 1060) de Johann Sebastian Bach, cujo tema do primeiro andamento, rearmonizado e ritmado em swing, suscita a improvisação;
– Turning Bach é uma composição que tem como tema o famoso contraponto do coral central da cantata Wachet auf, ruft uns die Stimme (BWV 140) de Bach;
– J.Q.M.J.D. é uma versão swing em 5/4 do célebre coral «Jesus bleibet meine Freude» (em francês «Jésus qui ma joie demeure»), que finaliza a cantata Herz und Mund und Tat und Leben (BWV 147) de Bach;
– Groovy Gavotte é uma composição que combina dois estilos rítmicos – latino-americano e swing – e que tem como tema a Gavotte da Suite n.º 3 para orquestra (BWV 1068) de Bach.
– Une jeune fillette é uma canção francesa composta e publicada em 1576 por Jehan Chardavoine. A sua melodia foi utilizada na liturgia luterana sob o título Von Gott will ich nicht laßen. Vários compositores escreveram variações corais deste salmo, entre os quais Dieterich Buxtehude, Johann Ludwig Krebs e, claro, Johann Sebastian Bach.
– Bach? Chiche!, baseia-se num tema jazzístico construído a partir de três células musicais retiradas da muito famosa Tocata e fuga em ré menor de Bach.
Como é tradição no jazz, todas estas composições serão, naturalmente, pretextos para a improvisação sobre o chorus.
Feliz audição a todas e todos!
— CHARLES BALAYER —
Programa
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
¬ Variações Goldberg, BWV 988
› Aria
› Variatio 1
› Variatio 2
› Variatio 3
› Variatio 4
› Variatio 6
› Variatio 7
› Variatio 9
› Variatio 15
› Variatio 16
Charles Balayer (1957)
¬ Improvisações e composições de jazz sobre temas do Barroco e da Renascença
› Tema do Concerto 1060 (J. S. Bach)
› Turning Bach (C. Balayer)
› JQMJD (C. Balayer)
› Groovy Gavotte (C. Balayer)
› Une jeune fillette (J. Chardavoine)