ING1PT1

Banner2Edicao2024 pt

11 25 2425 outubro, sexta-feira, 21H30
Igreja de São Martinho, Funchal

Juan de la Rubia, órgão
Coro Gregoriano de Lisboa
Armando Possante, direcção

O Coro Gregoriano de Lisboa apresentará, neste concerto, vários momentos musicais da liturgia de São Martinho, orago desta igreja. O santo, que viveu no século IV é dos mais célebres na devoção popular.

O concerto centra-se na recriação da estrutura musical da Liturgia da Missa, passando por todas as peças do Próprio, específicas desta festa e que acompanham os principais momentos da cerimónia. De acordo com a tradição iniciada no período medieval e que se prolongou até aos nossos dias, estas peças serão precedidas ou seguidas por improvisações feitas ao órgão, nas quais o organista usará como temas as melodias das peças gregorianas. Serão cantados o Introitus (entrada do celebrante), o Graduale e o Alleluia, nos quais o coro e o solista respectivamente respondem à primeira leitura e aclamam a leitura do Evangelho, e o Offertorium e Communio, que acompanham as procissões dos momentos correspondentes (Ofertório e Comunhão). Será interpretada logo depois do Alleluia a Sequentia Virgo Plorans, da autoria de Notker Balbulus, monge do Mosteiro de St. Gall no inicio do século X e que foi dos primeiros compositores a escrever este tipo de peça e a assumir a autoria das suas obras. Juntámos a estas peças alguns dos cânticos do Ordinário (Kyrie, Sanctus e Agnus Dei), peças de estrutura muito mais simples e que se destinavam a ser cantadas pela Schola Cantorum, o coro especializado, em conjunto com toda a assembleia de fiéis.

A Missa será, no nosso concerto, enquadrada pela Liturgia das Horas, tal como o é na estrutura litúrgica do dia na vida monástica. Cantaremos excertos de vários dos serviços, começando pelo primeiro, as Matinas, do qual interpretaremos o primeiro chamamento à oração, Domine, labia mea aperies, respondido por Et os meum annuntiabit laudem tuam (Abri, Senhor, os meus lábios / E a minha boca anunciará o vosso louvor), ao qual se segue imediatamente o Salmo 94 (salmo invitatório), que em todos os dias do ano convida os fiéis para o louvor. Serão também interpretadas por nós peças cantadas nos ofícios de Laudes e Vésperas, sendo de destacar o canto do Magnificat, o Cântico de Nossa Senhora, cantado diariamente em Vésperas.

Concluímos o nosso concerto da mesma forma que se conclui a liturgia do dia, com a antífona dedicada a Nossa Senhora cantada no fim do ofício de Completas. Salve Regina é a antífona cantada nesta altura do ano, havendo mais três para outras épocas. Após o canto desta antífona mariana os monges retiram-se em silêncio para as suas celas, confiantes na protecção de Maria sobre as suas almas e na salvação eterna.

— ARMANDO POSSANTE —


Programa

Ad Matutinum

Canto Gregoriano

¬ Antiphona ad Invitatorium «Laudemus Deum nostrum» cum Psalmus 94

 

Ad Missam

 

Juan de la Rubia (1982)

¬ Improvisação sobre «Statuit ei Dominus»

Canto Gregoriano

¬ Introitus «Statuit ei Dominus»

¬ Kyrie XIV

Juan de la Rubia

¬ Improvisação sobre Kyrie XIV

Canto Gregoriano

¬ Graduale − Ecce sacerdos magnus

Juan de la Rubia

¬ Improvisação sobre «Alleluia, Beatus vir»

Canto Gregoriano

¬ Alleluia «Beatus vir, sanctus Martinus»

Notker Balbulus (840-912)

¬ Sequentia «Virgo plorans»

Juan de la Rubia

¬ Improvisação sobre «Veritas mea»

Canto Gregoriano

¬ Offertorium «Veritas mea»

¬ Sanctus XIV

¬ Agnus Dei XIV

Juan de la Rubia

¬ Improvisação sobre «Beatus servus»

Canto Gregoriano

¬ Communio «Beatus servus»

 

Ad Vesperas

 

Canto Gregoriano

¬ Antiphona «O beatum Pontificem» cum Magnificat

 

Ad Completorium

 

Canto Gregoriano

¬ Antiphona «Salve Regina»

Juan de la Rubia

¬ Improvisação sobre «Salve Regina»

 

Voltar