25 outubro, sexta-feira, 21H30
Igreja de São Martinho, Funchal
In Festo Sancti Martini
– Canto Gregoriano e improvisação ao órgão
Juan de la Rubia, órgão
Coro Gregoriano de Lisboa
Armando Possante, direcção
Este concerto, focado na música renascentista e barroca, procura ser uma homenagem a uma das mais importantes fontes históricas do século XVI na Península Ibérica: o Libro de cifra nueva de Venegas de Henestrosa. O programa apresenta repertório de grandes autores da rica tradição organística peninsular, em combinação com a improvisação, que era uma prática habitual na época e que nesta ocasião é mostrada, em contraste estilístico com o repertório.
Antonio de Cabezón é uma referência indiscutível da música espanhola da Renascença e, como tal, está presente no livro de Venegas de Henestrosa. Cabezón, cego desde a infância, conseguiou desenvolver um estilo de escrita contrapontística que influenciou grandes compositores europeus da época. O lux beata trinitas é um breve hino litúrgico que evoca a festa da Santíssima Trindade.
Segue-se Francisco Fernández Palero, uma figura menos conhecida mas igualmente significativa e muito prezada por Venegas. As suas obras Super Philomena e Veni, redemptor, quaesumus demonstram a sua habilidade para elaborar complexos contrapontos, glosados e diferencias sobre melodias preexistentes – uma prática comum na época, que enfatizava a destreza do compositor e também do intérprete. Fernández Palero, que também foi mestre de capela, compôs uma música carregada de profundidade espiritual e rica em colorido harmónico.
O primeiro interlúdio improvisado apresenta um elemento essencial da arte organística: a improvisação. Esta prática, que nos tempos de Cabezón e Palero era uma capacidade indispensável para qualquer organista, manteve-se viva ao longo dos séculos. A improvisação não só permite mostrar a criatividade e o domínio técnico do intérprete, mas também conecta o ouvinte com a tradição viva do instrumento, sendo os três interlúdios deste concerto, um contraste estilístico com o repertório.
O Tiento de Francisco de Soto mostra-nos uma forma musical que combina elementos da fantasia e do ricercar. De Soto, como muitos dos seus contemporâneos, utilizava esta forma para explorar as possibilidades expressivas do órgão. Sacris solemnis, Joseph vir de Cristóbal de Morales, pelo contrário, é uma adaptação para órgão de uma obra vocal: um hino dedicado a São José. Morales, conhecido principalmente pela sua música vocal sacra, foi um dos grandes mestres da Renascença e a sua música para órgão, ainda que menos extensa, partilha da mesma profundidade emotiva das suas composições vocais.
Para além da música compilada por Venegas de Henestrosa, as Diferencias sobre la gallarda milanesa de Cabezón mostram-nos uma forma de variação que permite ao intérprete explorar diferentes texturas e ritmos sobre um tema dado. Pablo Bruna, por seu lado, demonstra um domínio do contraponto e uma complexidade técnica nas duas obras deste concerto que contrastam entre si: o Tiento de mano derecha y al medio de dos tiples e o Tiento de falsas, uma obra pensada para enfatizar as dissonâncias através de retardos e de apogiaturas.
O concerto conclui com uma suite de danças anónima do século XVIII, que inclui peças populares como a Danza del hacha e os Canarios. Estas danças, ainda que simples na sua estrutura, são ricas em ritmo e vitalidade, reflectindo o espírito popular da época.
Finalmente, a improvisação final proporciona um final aberto, onde o organista pode integrar elementos de tudo o que se escutou, fundindo tradição e creatividade numa última homenagem ao órgano histórico que, com a sua voz única, terá sido o verdadeiro protagonista do concerto.
— JUAN DE LA RUBIA —
Programa
Antonio de Cabezón (1510-1566)
¬ O lux beata trinitas
Francisco Fernández Palero
(?-1597)
¬ Super Philomena
¬ Veni, redemptor, quaesumus
Juan de la Rubia (1982)
¬ Interlúdio improvisado I
Francisco de Soto (1517-1583)
¬ Tiento
Cristóbal de Morales (1500-1553)
¬ Sacris solemniis, Joseph vir
Antonio de Cabezón
¬ Salve Regina
Juan de la Rubia
¬ Interlúdio improvisado II
Antonio de Cabezón
¬ Diferencias sobre la gallarda milanesa
Pablo Bruna (1611-1679)
¬ Tiento de mano derecha y al medio de dos tiples
¬ Tiento de falsas de segundo tono
Juan de la Rubia
¬ Interlúdio improvisado III
Anónimo (España, siglo XVIII)
¬ Suite de danzas
› Matassine
› Marizápalos
› Canarios
› Danza del hacha
Juan de la Rubia
¬ Improvisação final